PGFN oferece descontos e prazos para quitação de débitos até Janeiro/2025
Área do Cliente
Notícia
Escassez de crédito ameaça emergentes
A aplicação da receita dos estados pode ganhar ares públicos em breve.
Flávia Foreque
A aplicação da receita dos estados pode ganhar ares públicos em breve. Desde o ano passado, 16 governadores manifestaram interesse em adotar um sistema, elaborado pelo Senado, para divulgar na internet a aplicação dos recursos estaduais. Hoje, a grande maioria não publica a execução de seus orçamentos. A vantagem do sistema Siga Brasil, que permite o acompanhamento dos desembolsos de recursos da União, é reunir, em um único endereço, dados disponíveis em diversas bases de informação, como o Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal) e o Sigplan (Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento).
“A informação que você precisa está em diversos sistemas que não foram feitos para se comunicar entre si. É preciso aprender a se comunicar com cada um deles”, diz Fábio Gondim, diretor da Consultoria de Orçamento do Senado. O custo dos estados para implantação da ferramenta está previsto em R$72 mil. A proposta de parceria foi feita na gestão anterior da Casa, mas ainda não foi firmada. “A União está anos-luz à frente, afirma o ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, ao comparar a transparência dos orçamentos do governo federal e dos estados. A publicação dos dados contribuiu para a boa colocação do Brasil em pesquisa realizada em 85 países para medir a transparência dos gastos públicos.
O Brasil ficou em 8º lugar em estudo produzido pela International Budget Partnership (IPB), entidade sediada em Washington. Foi a melhor colocação entre os países da América Latina. Para garantir maior visibilidade da receita estadual, bem como sua aplicação, a CGU incentivou os governos a adotarem um modelo semelhante ao Portal da Transparência, que monitora a aplicação dos recursos da União. Dez estados aderiram à ferramenta, mas os portais não estão reunidos em um único endereço. A CGU criou ainda um banco de informações para a publicação do nome de empresas que sofreram sanções pelos estados. Assim, é possível monitorar a lista de empresas inidôneas e suspeitas em diferentes estados do país. Lançado no fim do ano passado, o Cadastro de Empresas Declaradas Inidôneas (CEIS) conta com a adesão de Santa Catarina, Minas Gerais e Bahia.
O ministro Jorge Hage ressalta a necessidade da cobrança da sociedade para estimular a vontade política para publicação dos dados. “A transparência é o primeiro requisito para que exista de fato e na prática o tão decantado controle social. Se você não dá visibilidade às informações, isso é um discurso vazio, romântico.” Para o deputado Índio da Costa (DEM - RJ), integrante da Frente Anticorrupção lançada nesta semana, a transparência dos dados permite ao cidadão acompanhar se as promessas feitas em período eleitoral estão sendo cumpridas. O democrata afirma que, sem a divulgação dos dados, a aplicação da receita dos estados permanece uma “caixa-preta”.
A avaliação do diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Abramo, é semelhante. “Não existe na grande maioria dos estados nada parecido com o que você encontra para fiscalizar os gastos federais. Tem lugar no Brasil em que o prefeito sequer informa à Câmara de Vereadores o orçamento da cidade”, diz. E a demanda pela publicação das informações é cada vez maior. O número de visitas ao site Siga Brasil, por exemplo, saltou de 8 milhões em 2007 para 20 milhões no ano passado. “Há um movimento mundial por cobrança de transparência nos setores público e privado”, declara o ministro Jorge Hage.
Notícias Técnicas
TST firmou tese de observância obrigatória em toda a Justiça do Trabalho
As aplicações de até R$ 1 mil representaram 55,7% das operações de investimento no período
Além dos benefícios oferecidos, instituto responsabiliza judicialmente os agressores
Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desejam fazer empréstimos, mas não sabem como funciona e possuem algumas dúvidas, com isso, viemos explicar como a solicitação desse crédito funciona
Notícias Empresariais
Saiba quais são os direitos e benefícios dos funcionários no final do ano, incluindo 13º salário, férias, PLR e outros adicionais.
Entenda as regras para férias coletivas, prazos, cálculos e como o contador auxilia na gestão, evitando problemas legais e otimizando o processo.
Com o serviço, os investidores mantêm a rentabilidade dos seus ativos enquanto utilizam seus títulos como garantia
Legaltechs e Lawtechs impulsionam a IA no setor jurídico brasileiro, com investimentos de bilhões e foco em agilidade e acessibilidade. Descubra como a tecnologia está transformando o mercado.
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
Notícias Melhores
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável