Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, prevê 2025 como um ano a ser marcado por avanços significativos na implementação tecnológica da reforma
Área do Cliente
Notícia
Estudo mostra que desigualdade no país diminuiu, mas todas as classes ficaram mais pobres
Estudo do Ipea mostra que a redução na desigualdade não se traduziu em uma melhora para as classes.
De acordo com um novo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), do Ministério da Economia, a desigualdade de renda do trabalho entre ricos e pobres no país sofreu uma redução no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o último trimestre anterior e ao mesmo período do ano passado.
Divulgado no dia 10, o estudo, embora pareça positivo, demonstra um cenário negativo sobre a situação, mostrando que ambas as classes viram sua renda de trabalho diminuir no período.
Tanto ricos quanto pobres perderam renda, mas a classe com faixa de renda maior foi mais impactada, com uma queda maior que a dos pobres, registrando -3,98% contra -1,17% de quem recebe menos.
"Os empregados com carteira no setor privado, sem carteira no setor privado e, sobretudo, do setor público encontraram dificuldade em negociar reposições salariais ao longo de 2021, apesar da recuperação do crescimento da atividade econômica observada no ano", destaca o estudo.
O Ipea ainda acrescenta que a maior queda da renda dos trabalhadores do setor público explica, em grande medida, a maior redução dos rendimentos dos domicílios de renda mais alta ao longo dos últimos quatro trimestres - o que, por sua vez, explica parte da diminuição da desigualdade de renda.
A alta dos juros e da inflação aliados à falta de recursos públicos prejudicou os trabalhadores, que não conseguiram maiores reajustes salariais neste ano.
O estudo mostra também que, apesar da redução da desigualdade entre as classes, a renda domiciliar da classe mais alta é 28 vezes maior do que a da faixa mais baixa. A diferença, em 2021, chegou a ser 28,8 vezes.
A desigualdade continua extremamente alta e ainda assim, essa redução não se traduz em um cenário positivo, já que todos perderam renda e todas as classes ficaram mais pobres.
Notícias Técnicas
De 7,6 milhões de aposentados e pensionistas associados a entidades e sindicatos, 1 milhão reclamaram de descontos indevidos, todos foram excluídos
Previc realiza mediação entre participantes do fundo de pensão do extinto banco público de Pernambuco e representantes do Santander
A Receita Federal do Brasil (RFB) orienta os prefeitos quanto às irregularidades no envio de declarações e quanto à possibilidade de pagamento ou parcelamento de eventual dívida.
Encontro híbrido visou orientar operadores de direito e assessores da indústria.
Notícias Empresariais
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
É o menor valor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, em 2012. Comparada ao terceiro trimestre de 2023 (7,7%), houve diminuição de 1,3 p.p.
Ela não conseguia novo emprego e pediu indenização por dano pós-contratual
Programa do INSS visa reinserir o trabalhador reabilitado ao mercado de trabalho. Benef´ício é mantido durante a participação do segurado na reabilitação
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)