Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Mão de obra é gargalo para empresa familiar
Pesquisa da Price aponta que 63% das empresas familiares brasileiras têm preocupação com a contratação e retenção de mão de obra qualificada
A dificuldade de recrutar mão de obra qualificada é hoje a principal preocupação das empresas familiares em nível mundial, especialmente em países emergentes como o Brasil, que foram menos afetados pela crise internacional.
Pesquisa global da PricewaterhouseCoopers (PwC) com 1.606 empresas familiares em 35 países revela que o recrutamento de trabalhadores qualificados foi apontado por 38% das companhias como a principal demanda interna nos próximos 12 meses.
Os resultados são mais relevantes entre as empresas familiares de países emergentes, em que 54% das companhias apontaram esse como o principal problema no curto prazo. No Brasil, o índice é ainda mais significativo: chega a 63%. Já nos mercados desenvolvidos, a fatia de empresas familiares preocupadas com escassez de mão de obra é menor que o índice global: está em 34%.
Para chegar a esses resultados, a PwC consultou, entre maio e agosto deste ano, os principais executivos dessas companhias, que atuam na Europa, Oriente Médio, Américas e Ásia-Pacífico. A amostra considerou empresas com, no mínimo, cinco funcionários e faturamento superior a 5 mil. Três critérios foram usados para considerar uma empresa como familiar: a maioria dos votos é detida pela pessoa que constituiu ou adquiriu a companhia; pelo menos um representante da família está envolvido na gestão da empresa de capital aberto; a pessoa que constituiu ou adquiriu a empresa detém 25% das ações representativas com direito a voto.
Carlos Mendonça, sócio da PwC Brasil e um dos responsáveis pelo estudo global, explica por que a dificuldade de recrutar mão de obra qualificada pelas companhias familiares brasileiras é muito maior em relação a outros países. "As economias desenvolvidas sofreram mais com a crise do que o Brasil. Por isso, hoje há maior disponibilidade de mão de obra lá do que aqui."
Além disso, pelo fato de as companhias familiares aqui serem, em geral, menos estruturadas em planos de carreira para os funcionários em relação às economias desenvolvidas, a dificuldade de recrutar e reter mão de obra qualificada é maior no País comparativamente aos demais.
Mendonça destaca que o segundo maior desafio apontado pelas empresas familiares brasileiras é a reorganização da companhia, com 45% das empresas que responderam essa pesquisa apontando essa como uma dificuldade a ser superada.
Na avaliação do consultor, a reorganização e profissionalização das companhias familiares facilitam o recrutamento e a retenção de talentos. "A profissionalização de empresas familiares acaba sendo a luz no fundo do túnel", diz Mendonça, fazendo referência a planos de carreira e benefícios oferecidos pelas companhias. O executivo observa que, tanto no Brasil como no mundo, quase 50% das empresas familiares não têm um plano de sucessão para as funções mais importantes de nível executivo.
Investimentos
De acordo com a enquete, 94% das companhias familiares brasileiras pretendem investir em recursos humanos e treinamento para melhorar a produtividade e a competitividade nos próximos 12 meses. Esse é o foco das empresas familiares nacionais.
Já os resultados globais mostram um índice menor, com 67% das companhias familiares no mundo interessadas em fazer aportes nessas áreas. Mesmo assim, investimentos em recursos humanos e treinamento são prioridade entre todas as empresas.
Nas companhias familiares brasileiras, a principal medida para reter talentos é o desafio no trabalho (85%), seguido pela remuneração(82%) e o desenvolvimento de carreira (74%). Já nos resultados globais, a remuneração está na liderança (75%). Mendonça diz que países com força de trabalho jovem dão prioridade a desafios e desenvolvimento de carreira em detrimento da remuneração, que prevalece nas economias maduras.
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.