Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, prevê 2025 como um ano a ser marcado por avanços significativos na implementação tecnológica da reforma
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Conheça o novo assistente virtual de imposto de renda
O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF está na reta final, sendo o último dia 31 de maio [segunda-feira]. Como as dúvidas e incertezas são muitas, foi desenvolvido, pelo fisco, um novo canal de orientação e aconselhamento para o correto preenchimento e envio da prestação de contas. Trata-se do “Assistente Virtual da Receita Federal”.
O prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF está na reta final, sendo o último dia 31 de maio [segunda-feira]. Como as dúvidas e incertezas são muitas, foi desenvolvido, pelo fisco, um novo canal de orientação e aconselhamento para o correto preenchimento e envio da prestação de contas. Trata-se do “Assistente Virtual da Receita Federal”.
A funcionalidade está disponível no aplicativo “Meu Imposto de Renda” para tablets e celulares.
Caso o contribuinte tenha o app instalado, basta atualizá-lo nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store. Depois da atualização, basta clicar no ícone e digitar sua dúvida.
O assistente virtual, que também é conhecido como ChatBot, usa uma inteligência artificial para responder diretamente a pergunta. Caso não haja possibilidades, a pessoa será dirigida para o menu de temas. Sendo assim, mesmo que não haja respostas, a ferramenta orientará o rumo certo. Assim, o contribuinte não ficará perdido no mundo de informações disponíveis acerca da extensa legislação do IRPF.
ChatBot
O ChatBot da Receita Federal foi originado para responder questionamentos sobre o preenchimento e entrega da declaração, abrangendo, inclusive, as diferenças do imposto de renda 2021 com o imposto de renda do ano passado.
Em nota, a RFB explica que, “como toda ferramenta de inteligência artificial, o assistente virtual precisa de um tempo para aprender as informações e isso vai acontecer no dia a dia. Algumas questões podem ficar sem uma resposta no início, e quanto mais usuários, mais exatas serão as informações com o tempo”.
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