Daniel Loria, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária, prevê 2025 como um ano a ser marcado por avanços significativos na implementação tecnológica da reforma
Área do Cliente
Notícia
Especial Dia do Contador: Força inovadora que mantém a classe em constante evolução
A iniciativa, cujo objetivo é integrar profissionais recém-inseridos no Sistema CFC/CRCs
Muito do dinamismo da classe contábil é respaldado pela representatividade dos profissionais recém-formados que compõem a área da contabilidade. Esse grupo é o que melhor absorve as mudanças impostas pelo avanço tecnológico, pela economia e pelo forte apelo ambiental, que se refletem principalmente no mercado de trabalho, e exigem dos profissionais um perfil mais dinâmico e resiliente.
Ciente da importância desse grupo para a evolução da classe contábil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) criou, em 2004, o Projeto CFC Jovem. A iniciativa, cujo objetivo é integrar profissionais recém-inseridos no Sistema CFC/CRCs, tem voltado suas ações à formação de jovens líderes, ao fomento ao empreendedorismo e ao engajamento nas ações de responsabilidade social.
O projeto está sendo executado em todos os Conselhos Regionais de Contabilidade e se faz presente a partir de ações – como realização de lives, mobilizações, entre outras – que reúnem jovens profissionais da contabilidade por todo o país. O Projeto CFC Jovem é atualmente coordenado por Luana Aguiar, que destacou a relevância do projeto na modernização e na promoção da continuidade da profissão e na representação dentro da sociedade organizada.
“Inserimos eles (profissionais recém-formados) no Sistema CFC/CRCs e eles acabam contribuindo nessa jornada de se adaptar e encontrar meios de se destacar frente a essa modernização que vive nossa profissão. Com isso, ajudamos muitos outros profissionais que passam por dificuldades nessa revolução”, afirma a coordenadora.
A motricidade do projeto é suscitada pela energia desse público que ingressa na área e adentra o Sistema CFC/CRCs com expectativas e anseios em relação à classe contábil. Mesmo em um curto tempo de coordenação do projeto, iniciado em junho deste ano, Luana vê positivamente esses sentimentos e, entusiasmada, comenta o assunto.
“Os anseios são vários, mas o principal é o de agregar valor para a nossa classe contábil. Eles manifestam grande interesse em revolucionar ainda mais a nossa profissão, com várias ideias, questionamentos e principalmente com muita vontade de fazer acontecer. Nós, do CFC Jovem, estamos aqui para isso: para fazer acontecer junto com eles”, ressalta.
A comissão do Projeto CFC Jovem inicia suas atividades com grandes desafios, como a reforma curricular do curso de Ciências Contábeis, a partir da alteração da Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004, em andamento no país. Para Luana, a reformulação curricular é fundamental à modernização da profissão e ao atendimento das demandas de mercado; entretanto, seu acontecimento por si só não é suficiente à evolução atividade contábil. Nesse sentido, a coordenadora do projeto destaca a importância da educação continuada nesse processo.
“O contador é um grande aliado da economia brasileira e acompanha, desse modo, a transformação do mercado. Precisamos manter o currículo de Ciências Contábeis alinhado com isso, tendo em vista que o impacto do profissional da contabilidade na economia e no desenvolvimento sustentável do país. Mas isso, por si só, não impacta a formação do novo perfil do profissional contábil. Esses novos profissionais também precisam buscar uma educação continuada para estarem sempre atualizados; para saber o que o mercado está utilizando, precisam estar sempre presentes em eventos – como Encontro de Jovens Lideranças que ocorrerá no Rio de Janeiro".
Para discutir essas e outras mudanças e seus impactos na contabilidade, será realizado o 5º Encontro Nacional de Jovens Lideranças Contábeis (ENJLC), que acontecerá no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ), nos dias 20 e 21 de outubro deste ano. Os interessados em participar podem fazer sua inscrição no endereço eletrônico enjlc.com.br.
O evento abordará temas como empreendedorismo, protagonismo contábil dos jovens, Metaverso e mundo dos negócios, e muitos outros assuntos. Além do atrativo temático, o evento também proporcionará uma grande oportunidade para os participantes iniciarem ou aperfeiçoarem sua rede de contatos e conhecerem as últimas novidades no mercado de trabalho, trazidas pela feira de negócios que se fará presente na ocasião.
A coordenadora do CFC Jovem lembra que o 5º ENJLC será um momento histórico, pois acontece quatro anos após a última edição do evento. “Iremos nos reencontrar após dois anos de pandemia e de muita saudade”, reforça Luana.
O evento também promoverá a chance de os profissionais recém-formados conhecerem o Projeto CFC Jovem e de ingressarem nessa iniciativa. Àqueles que tenham interesse em engajar no projeto antes mesmo do evento, Luana reitera o chamado e deixa o convite. “Procurem o seu Conselho Regional de Contabilidade e manifestem o interesse de integrar o projeto. Tenho certeza de que serão muito bem recebidos”, conclui Luana.
Notícias Técnicas
De 7,6 milhões de aposentados e pensionistas associados a entidades e sindicatos, 1 milhão reclamaram de descontos indevidos, todos foram excluídos
Previc realiza mediação entre participantes do fundo de pensão do extinto banco público de Pernambuco e representantes do Santander
A Receita Federal do Brasil (RFB) orienta os prefeitos quanto às irregularidades no envio de declarações e quanto à possibilidade de pagamento ou parcelamento de eventual dívida.
Encontro híbrido visou orientar operadores de direito e assessores da indústria.
Notícias Empresariais
Publicação, disponível no site do órgão, reúne normas nacionais e internacionais para fortalecer o diálogo social sendo uma ferramenta prática sobre negociações coletivas e mediações trabalhistas no Brasil
É o menor valor para um terceiro trimestre desde o início da série histórica, em 2012. Comparada ao terceiro trimestre de 2023 (7,7%), houve diminuição de 1,3 p.p.
Ela não conseguia novo emprego e pediu indenização por dano pós-contratual
Programa do INSS visa reinserir o trabalhador reabilitado ao mercado de trabalho. Benef´ício é mantido durante a participação do segurado na reabilitação
Equipamentos sem o Certificado de Aprovação (CA) emitido pelo MTE não podem ser classificados como EPIs, mesmo que sejam comercializados ou utilizados com essa finalidade
Notícias Melhores
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.
Veja as atribuições da profissão e a média salarial para este profissional
O Brasil se tornou pioneiro a partir da publicação desses normativos, colaborando para as ações voltadas para o combate ao aquecimento global e o desenvolvimento sustentável
Este artigo analisa os procedimentos contábeis nas operadoras de saúde brasileiras, destacando os desafios da conformidade com a regulação nacional e os esforços de adequação às normas internacionais de contabilidade (IFRS)