Área do Cliente

Área do Cliente

Notícia

Empresas obrigadas a enviar a EFD-Reinf devem ficar atentas ao prazo para evitar multas e outras penalidades.

Os contribuintes obrigados a enviar a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) devem ficar atentos: o prazo para a entrega se encerra na próxima segunda-feira (17)

Os contribuintes obrigados a enviar a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) devem ficar atentos: o prazo para a entrega se encerra na próxima segunda-feira (17).

A EFD-Reinf faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e reúne informações sobre retenções de tributos federais, como:

  • Imposto de Renda (IR);
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) ;
  • Programa de Integração Social (PIS) ;
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) ;
  • Dados de contribuições previdenciárias.

Vale ressaltar que o envio da EFD-Reinf deve ser feito pelo portal do eSocial ou por sistemas contábeis integrados.

Os contribuintes que descumprirem com a obrigação terão que arcar com multas e outras penalidades. Por isso, é essencial que os responsáveis pela escrituração fiquem atentos para evitar problemas com o Fisco.

Vale lembrar que no dia 17 de janeiro foi publicado no Portal da EFD-Reinf um comunicado sobre mudanças que serão aplicadas no ambiente de produção restrita (homologação), visando aprimorar o uso do sistema e garantir que o ambiente seja utilizado de forma eficiente.

Logo, a partir do dia 20 de fevereiro de 2025, todos os dados transmitidos para o ambiente de produção restrita serão removidos e após essa data, o ambiente armazenará, no máximo, 1.000 arquivos por tipo de evento para cada contribuinte.

Se o contribuinte fazer o envio de um evento e receber uma mensagem informando que o limite foi atingido, será necessário realizar a limpeza da base de dados antes de retomar a transmissão de eventos.

Quem deve entregar a EFD-Reinf?

A obrigação se aplica a:

  • Empresas que realizam retenções na fonte;
  • Prestadores de serviço;
  • Entidades sem fins lucrativos;
  • Outros contribuintes enquadrados na legislação.

Para garantir o cumprimento do prazo, recomenda-se revisar todas as informações antes do envio e em caso de dúvidas, deve-se buscar a orientação de um contador.

Como fazer o envio?

Para fazer o envio da EFD-Reinf, o contribuinte deve:

  • Acessar o sistema da EFD-Reinf (por meio do web service do eSocial ou sistemas contábeis);
  • Gerar os eventos da EFD-Reinf: R-1000: Informações do contribuinte, R-2010: Retenção de contribuição previdenciária sobre serviços tomados, R-2020: Retenção de contribuição previdenciária sobre serviços prestados, R-2099: Fechamento da EFD-Reinf;
  • Validar as informações antes do envio;
  • Transmitir a EFD-Reinf;
  • Consultar o status da transmissão.

Agenda Tributária

Agenda de Obrigações
Período: Fevereiro/2025
D S T Q Q S S
      01
02030405060708
09101112131415
16171819202122
232425262728

Notícias Técnicas

Notícias Empresariais

Brasil é o segundo país em que certificação de planejador financeiro mais cresceu em 2024

O Brasil registrou o segundo maior crescimento absoluto de profissionais com certificação de planejador financeiro (Certified Financial Planner, na sigla em inglês), mais conhecida como CFP, em 2024. Foram formados 1.255 novos planejadores no último ano no país, totalizando 10.634 especialistas, conforme dados da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar). A alta anual nacional foi de 13,4%.

19/02/2025

Notícias Melhores