Fiscalização do CFC e do CRCDF atua em caso de vagas de concurso público para contador sem exigência de registro
Área do Cliente
Notícia
Distrito Federal adere ao ProPEN e amplia modernização dos processos eletrônicos no governo
Todas as instituições públicas distritais, incluindo secretarias de Estado, administrações regionais e fundações, serão beneficiadas com o acesso a atualizações de ferramentas para melhorar a gestão pública e o atendimento à população na capital federal
ODistrito Federal é o 14º ente federativo a aderir ao Programa Nacional de Processo Eletrônico (ProPEN), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A adesão, ocorrida neste mês de abril, amplia o uso das soluções federais para processos administrativos eletrônicos e reforça o compromisso com a modernização da gestão pública e a melhoria da oferta de serviços à população.
Com a adesão, o Governo do Distrito Federal (GDF) poderá levar aos seus 116 órgãos e entidades novas ferramentas disponibilizadas pelo MGI, como o login único GOV.BR e os novos módulos do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), já utilizado pela administração pública da capital federal desde 2016.
Desde a adoção do SEI, o GDF vem colhendo resultados expressivos. Um levantamento realizado em 2020 apontou redução de até 80% no tempo de tramitação de processos, além de economia de 39% com impressão e 60% com materiais de escritório. Atualmente, o sistema reúne mais de 148 mil usuários internos, 152 mil usuários externos, 14,7 milhões de processos e mais de 142 milhões de documentos gerados.
Agora, com o ProPEN, o GDF terá acesso às inovações da versão 4.0 do SEI, entre elas o novo Módulo de Gestão Documental. A funcionalidade facilita a rotina dos servidores na organização de documentos, garantindo conformidade com normas arquivísticas. Entre as possibilidades estão o arquivamento, avaliação, contagem automática de prazos de guarda e a eliminação de documentos, promovendo ainda mais eficiência à gestão pública.
“Desde a criação do PEN, o GDF tem demonstrado compromisso com a modernização dos serviços públicos por meio da adoção de soluções inovadoras que dessem mais agilidade à gestão de seus processos administrativos. A adesão ao ProPEN reforça essa trajetória conjunta e fortalece a rede nacional, que tem foco em eficiência, integração e melhoria no atendimento ao cidadão”, destacou Pedro Moreira, diretor de Informações, Serviços e Sistemas de Gestão da Secretaria de Gestão e Inovação (Dtges/Seges) do MGI.
Na mesma linha, o secretário de Economia do Distrito Federal, Ney Ferraz, apontou a adesão ao ProPEN como um reforço desse compromisso contínuo. “O Governo do Distrito Federal tem buscado o aperfeiçoamento da gestão com o uso de tecnologia. A adesão ao ProPEN é mais um passo nesse caminho. Acreditamos que as novas ferramentas serão fundamentais para a melhoria de nossos trabalhos, impactando positivamente os serviços prestados à população do DF”, avaliou.
Outras ferramentas
O GDF também já usa, desde 2019, o Tramita GOV.BR, outra solução oferecida pelo PEN, e agora terá acesso a todas as suas atualizações. A plataforma possibilita a comunicação entre os diferentes sistemas de processos administrativos eletrônicos, de forma rápida, segura e transparente. No caso do Distrito Federal, a ferramenta ampliou a eficiência, principalmente na comunicação com os sistemas de órgãos de controle, agilizando a análise e resposta a demandas.
O GDF utiliza as soluções do PEN de forma centralizada, em uma instância única, na modalidade multiórgãos, com suporte estruturado oferecido pela Secretaria de Economia do governo. A pasta é responsável pela sustentação técnica, atendimento por sistema de chamados, produção de manuais de capacitação e manutenção contínua das soluções.
Sobre o ProPEN
O Programa Nacional de Processo Eletrônico completou um ano em março. Ao longo desse período, contabiliza a adesão de 14 estados e do DF, que passaram a contar com um conjunto de soluções de processo eletrônico para criar, gerir, enviar e receber os processos de forma eletrônica, eliminando o uso do papel, reduzindo o tempo de tramitação desses documentos para dar eficiência e transparência à administração pública. A partir da adesão, esses estados podem disponibilizar essas soluções para seus municípios, ampliando o impacto da transformação digital.
Saiba como aderir em: gov.br/propen
Notícias Técnicas
A nova regra entra em vigor no dia 1º de maio de 2025, e formaliza um novo Termo de Adesão, que pode ser firmado por órgãos e entidades que não integram o Poder Executivo Federal
Ação tem o objetivo de viabilizar a realização das reavaliações e das revisões de benefícios previdenciários e assistenciais
Em todo país, pagamento beneficiará 34,2 milhões de pessoas. Calendário vai de 24 de abril a 8 de maio
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados debate na quarta-feira (23) uma possível alteração na Lei do Imposto de Renda, visando oferecer o modelo de “splitting familiar”.
Notícias Empresariais
A equipe econômica prevê que 2027 será um ano difícil para o orçamento; fim da exclusão dos precatórios da meta fiscal é um dos principais fatores de pressão
3ª turma entendeu que regra de impenhorabilidade pode ser relativizada diante das circunstâncias do caso concreto
Especialistas ouvidos pelo g1 dizem que chineses já queriam novos mercados antes das tarifas de Donald Trump. Indústria nacional precisa de investimentos pois ainda não consegue competir em termos de tecnologia e produtividade.
Da ameaça de inundação de produtos chineses à abertura de novos mercados, o Brasil pode ganhar com a chacoalhada mundial desencadeada pela guerra comercial que opõe seus dois maiores parceiros comercias, mas também há ameaças. Governo evita confronto direto e tenta compensar os possíveis prejuízos com abertura de novas frentes de negócio
Saiba como funcionam os dias de descanso entre 19 e 21 de abril, quem pode aproveitar e quais são as regras trabalhistas para cada tipo de escala
Notícias Melhores
Atividade tem por objetivo garantir a perpetuidade das organizações através de planejamento e visão globais e descentralizados
Semana traz prazo para o candidato interpor recursos
Exame de Suficiência 2/2024 está marcado para o dia 24 de novembro, próximo domingo.
Com automação de processos e aumento da eficiência, empresas contábeis ganham agilidade e reduzem custos, apontando para um futuro digitalizado no setor.